domingo, 9 de agosto de 2015

Desabafo

Eu chego a achar engraçado
O tamanho da hipocrisia
O tanto de like que eu ganho
Quando eu posto uma foto minha
Os comentários são sempre os mesmos
Nossa! Que nega linda!
Maravilhosa, poderosa!
Você parece uma rainha!
Assume sua negritude mesmo
Seu black é tudo de bom!
Como eu acho lindo ser pretinha
Se eu pudesse eu seria marrom
Deixa eu contar uma coisa pra vocês
Eu adoro mesmo esbanjar toda a beleza da minha pele
Mas parece que minha negritude só serve
Quando eu tô de boca fechada tirando uma selfie
Porque o que ninguém entende é que ser negro vai além da fotografia
Ser negro é ter consciência
De todo racismo, segregação e injustiça
E quando eu paro pra falar sobre o que meu povo passa
Sobre toda falta de educação, oportunidade e desgraça
Aí eu não sou mais a neguinha linda, eu sou a neguinha chata
Que adora falar demais e ficar tocando nesses assuntos sem graça
Desculpa, seus hipócritas
Mas eu não sou seus bibelôs!
Minha carne é barata
Mas nas minhas veias corre sangue nagô
Desculpa se eu não me esqueço
Desculpa se eu não me cego
Mas minha identidade negra não é moda
Eu levo isso muito a sério
E eu vejo como é fácil me elogiar
E como é difícil reconhecer os privilégios
Mas vocês também não vão me calar
Eu vou falar sim tudo o que eu quero
Eu não sambo mais pra sua diversão
Agora eu sambo é nas suas caras
Você não conhecem metade da minha história
Eu sou filha de Dandara
E eu dispenso os seus falsos elogios de alforria
Eu sei muito bem qual é o lugar que vocês costumam me achar bonita
Pra vocês não existe racismo
Pra vocês a gente se faz de vítima
Meu mais sincero foda-se
Pra essas cabeças pseudoconscientes
Que adoram ficar pagando na internet
Pras mina de black
Que eles acham que não são pretas
São alternativas

Nenhum comentário: